HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Aprenda a prevenir lesões no quadril com  exercício

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Você sabia que durante a prática esportiva, o quadril é uma das articulações que mais sofre impactos? 

Isso acontece porque essa articulação é responsável por unir o tronco aos membros inferiores, por meio do encaixe do tipo bola e soquete entre a extremidade proximal do fêmur e o osso da pelve, mais precisamente no acetábulo. E é isso que faz com que o quadril esteja mais exposto a lesões. 

Tanto os atletas profissionais como os praticantes de esportes amadores podem sofrer algum tipo de lesão no quadril, principalmente quando não realizar o fortalecimento e alongamento da musculatura envolvida. 

Entretanto, é possível prevenir as lesões no quadril com a ajuda de alguns exercícios, mas é importante prestar atenção aos movimentos que devem ser feitos para fortalecer a musculatura e preservar a integridade de tendões e ligamentos.

Confira abaixo dois tipos de exercícios que não podem faltar na sua rotina para evitar lesões no quadril. 

Elevação de quadril 

Também conhecido como “ponte”, o exercício de elevação de quadril é feito deitado de barriga para cima sobre um colchonete. Dobre os joelhos e mantenha os braços esticados ao lado do tronco.

 

Depois, afaste o quadril do chão, elevando a pelve o máximo que conseguir e mantenha essa posição por 10 segundos, retornando à posição inicial. O ideal é fazer dez repetições do exercício.

Alongamento da musculatura iliotibial 

Para iniciar o alongamento da musculatura iliotibial, você deve partir da da mesma posição do exercício anterior, só que desta vez com as pernas estendidas. Feito isso, você deve posicionar uma corda ou faixa em torno de um dos pés e puxar essa perna na direção do tronco, mantendo o joelho o mais estendido possível.  

Fique nessa posição por 30 segundos e depois faça com a outra perna. O ideal é realizar três repetições com cada membro. 

É importante ressaltar que qualquer dúvida em relação a esses e outros exercícios para prevenir lesões no quadril podem ser esclarecidas por um ortopedista especialista nessa região. Também é necessário um acompanhamento médico na prática de atividade física, principalmente a corrida.

Clínica Ortopedia Daniachi

A Clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. 

Nosso centro possui tratamentos de shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua consulta agora mesmo em Higienópolis e venha nos conhecer!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.