HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Quais as indicações da Artroscopia do Quadril?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Já ouviu falar da artroscopia do quadril? Essa é uma técnica cirúrgica na qual o ortopedista especialista em quadril realiza o procedimento por meio de pequenas incisões (cortes) na pele, visualizando o seu campo através de uma televisão.

Na verdade, é uma cirurgia minimamente invasiva que possibilita a realização de operações de uma forma muito menos agressiva, proporcionando um retorno mais rápido às atividades esportivas e da vida diária. 

Quando o ortopedista indica a artroscopia do quadril?

As principais indicações de artroscopia do quadril são:  

  • Impacto femoroacetabular (IFA);
  • Lesão do lábio acetabular;
  • Lesões da cartilagem;
  • Ressaltos do quadril;
  • Lesões do tendão do glúteo médio;
  • Tumores benignos (como condromatose sinovial e sinovite vilonodular);
  • Síndrome piriforme.

É importante ressaltar que, como acontece em qualquer procedimento cirúrgico, a artroscopia de quadril pode apresentar complicações, porém estas são raras e em geral não são graves. 

Dentre essas possibilidades destaca-se a parestesia (formigamento) que pode acontecer em algumas regiões, como períneo, genitais, região lateral (de fora) da coxa e dorso do pé. 

O que vale a pena falarmos é que a artroscopia do quadril é um procedimento efetivo, com altas taxas de sucesso e melhora clínica do paciente. A cirurgia pode ser realizada com anestesia raquidiana e sedação ou sob anestesia geral.

Artroscopia do Quadril

Como é a recuperação da artroscopia do quadril?

A recuperação da artroscopia do quadril irá depender do tipo de dano que estava presente no quadril, ou seja, do grau da lesão da cartilagem. Na maioria dos casos, as pessoas costumam voltar para as suas atividades de forma rápida e sem restrições.

Já para outros pacientes, são necessárias alterações no estilo de vida para proteger a articulação, como trocar os exercícios de alto impacto por atividades de menor impacto. 

Não podemos esquecer que todas essas decisões devem ser tomadas em conjunto com o cirurgião, pois somente ele é capaz de avaliar as necessidades de cada um.

Artigo escrito por Dr. Daniel Daniachi

Médico ortopedista especialista em quadril

CRM 117036

Currículo lattes

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.