HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Artrose do Quadril, como é o tratamento inicial?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

A artrose do quadril também conhecida como osteoartrite de quadril é causada pelo desgaste nesta articulação, ou seja, é um processo degenerativo e progressivo que causa a destruição da cartilagem da articulação, que normalmente acomete pessoas acima de 45 anos.

Mas o que é cartilagem?

A cartilagem é um tecido fino, resistente e indolor que reveste o osso nas regiões de contato com outro osso, promovendo um deslizamento eficiente e sem atrito. Quando gasta, não protege mais os ossos que começam a “raspar” fazendo com que o movimento torne-se diminuído e doloroso. Portanto, para melhorar essa condição, alguns tratamentos podem ser colocados em prática.

Principais sintomas da artrose no quadril

  • Dor no quadril, que piora ao andar, ficar sentado por muito tempo ou deita-se de lado sobre a articulação afetada;
  • Pode haver sensação de dormência ou formigamento nas pernas.

Tratamento para artrose no quadril

Indicado por um clínico geral ou ortopedista, o tratamento inicial consiste no alívio dos sintomas por meio de terapia, que mantenham o movimento e a força muscular como fisioterapia, pilates ou atividades na água. Além do mais, medicações que promovam uma melhora na cartilagem remanescente ou evitem a progressão do desgaste também são utilizadas durante o tratamento inicial.

A cirurgia de artrose pode ser feita em último caso, quando não há melhora com o tratamento clínico, feita através da substituição da cartilagem, ou seja, uma prótese de quadril.

O que evitar durante o tratamento para artrose do quadril

  • Atividades de impacto devem ser evitadas.
  • Uso contínuo de medicações anti-inflamatórias.

O Dr. Daniel Daniachi é ortopedista e traumatologista especialista em cirurgia do quadril e pode te orientar a respeito da artrose no quadril. Conheça a Clínica Dr. Daniel Daniachi em Higienópolis!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.