HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Quando a Cirurgia do Quadril é recomendada e quais são os diferentes tipos de procedimentos?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

A Cirurgia do Quadril é uma intervenção que pode ser indicada em certas situações para melhorar a qualidade de vida de pacientes. Existem diferentes técnicas, sendo que a escolha depende de algumas particularidades de cada situação.

Hoje vamos conversar sobre as principais técnicas cirúrgicas e suas aplicações. Continue a leitura e confira!

Cirurgia do Quadril

Quando a cirurgia do quadril pode ser recomendada?

A cirurgia do quadril é um procedimento médico que pode ser recomendado em uma variedade de situações, dependendo das necessidades e condições individuais do paciente. Geralmente, a cirurgia é considerada quando outros métodos de tratamento não proporcionam alívio adequado da dor ou contribuição para o papel da articulação. 

Uma das indicações mais comuns para a cirurgia do quadril é a osteoartrite do quadril, uma condição degenerativa das articulações que causa dor intensa e limitação de movimento. Quando a dor e a incapacidade afetam significativamente a qualidade de vida de alguém e não respondem a tratamentos conservadores, como medicamentos, fisioterapia e mudanças no estilo de vida, a cirurgia do quadril pode ser recomendada.

Outra indicação é a fratura do quadril, que é frequentemente observada em idosos após quedas. Nestes casos, a cirurgia é frequentemente necessária para realinhar e estabilizar o osso quebrado.

Além disso, condições como necrose da cabeça femoral, displasia do quadril, tumores ósseos e outras doenças ortopédicas podem exigir cirurgia para preservar a função e aliviar a dor.

É importante ressaltar que a decisão de realizar uma cirurgia do quadril é individualizada e baseada na avaliação do médico, levando em consideração a saúde geral do paciente, a gravidade da condição e os objetivos de tratamento. Antes de optar pela cirurgia, é fundamental discutir todas as opções disponíveis, os riscos e benefícios com um profissional qualificado.

Quais os principais tipos de cirurgia do quadril?

A cirurgia do quadril engloba diversas técnicas, sendo as principais a cirurgia aberta e a cirurgia minimamente invasiva. A escolha entre essas abordagens depende da condição do paciente e do procedimento específico necessário.

Cirurgia do quadril aberta

A cirurgia aberta é uma técnica tradicional que envolve uma incisão maior na pele e nos tecidos para acessar a articulação do quadril. Ela pode ser utilizada, por exemplo, em procedimentos como a substituição total do quadril (artroplastia do quadril), onde o objetivo é substituir a articulação danificada por uma prótese artificial. 

A cirurgia aberta oferece uma visão direta e completa da área, permitindo um amplo acesso para implantação da prótese e correção de deformidades.

Cirurgia do quadril minimamente invasiva

Por outro lado, a cirurgia minimamente invasiva utiliza incisões menores e instrumentos especiais para realizar a intervenção. Essa abordagem é geralmente preferida em procedimentos menos complexos, como a ressecção de lesões labrais, correção de fraturas menores e algumas técnicas de artroscopia do quadril. 

A cirurgia minimamente invasiva Pode trazer diferentes benefícios em comparação com a cirurgia aberta. Para que eles sejam alcançados, porém, é fundamental que essa técnica seja aplicada nas situações em que realmente é recomendado que seja feita por um ortopedista qualificado e certificado nesse método.

As técnicas de “Cirurgia do Quadril”, sejam elas abertas ou minimamente invasivas, desempenham um papel muito importante. A escolha entre essas abordagens é personalizada, visando o bem-estar dos pacientes.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para agendar uma consulta, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Lesões do Quadril em Mulheres: fatores de risco e tratamentos específicos

Reabilitação após a Cirurgia de Quadril: cuidados e exercícios recomendados

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.