HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Cuidados na recuperação da Artroplastia de Quadril

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

São muitos os cuidados recomendados pelos especialistas, como o Dr. Daniel Daniachi, para acelerar a recuperação após a artroplastia de quadril, ou seja, a implantação de uma prótese de quadril.

Como a recuperação total varia de 3 a 6 meses, é indicado seguir a risca o tratamento proposto pelo Dr. Daniel Daniachi, a fim de evitar qualquer tipo de complicação.

No post de hoje vamos falar um pouco mais sobre todos os cuidados na recuperação da artroplastia de quadril. Confira!

Alimentos recomendados

Nessa fase de recuperação são recomendados alimentos de fácil digestão e ricos em proteína para acelerar a cicatrização dos tecidos, como ovo e carnes, além de leite e seus derivados. 

Cuidados para não deslocar a prótese de quadril

Para evitar que a prótese de quadril saia do local é necessário:

  • Não cruzar as pernas;
  • Não dobrar a perna operada mais do que 90º;
  • Não girar a perna com a prótese para dentro ou para fora;
  • Não apoiar todo o peso do corpo na perna com a prótese;

Outros cuidados mais específicos

Além de seguir os passos citados acima, ainda é preciso ter cuidado para realizar as atividades do dia-a-dia. Veja abaixo como proceder.

  • Para entrar e sair da cama: a cama do paciente deve ser alta para facilitar a movimentação. Para sentar, ainda de pé, é preciso encostar a perna boa na cama e sentar levando primeiro a perna boa para o meio da cama e depois com ajuda das mãos, levar a perna operada, mantendo-a esticada. Já para levantar da cama, é mais fácil necessário sair pelo lado da perna operada, mantendo o joelho da perna operada sempre esticado. Ainda deitado deve esticar a perna operada para fora da cama e sentar na cama com a perna esticada para fora. Apoiar o peso na perna boa e levantar da cama segurando no andador. 
  • Sentar no vaso sanitário: como a maioria dos vasos sanitários são baixos e as pernas têm que ficar dobradas mais do que 90º, após colocação de prótese de quadril é necessário colocar um assento elevado para que a perna operada não fique dobrada mais que 90º. 
  • Entrar no carro: o paciente deve estar no banco do passageiro e precisa encostar o andador na porta do carro já aberta, colocar os braços firmes no painel e no banco, sentar suavemente e trazer a perna operada para dentro do carro
  • Tomar banho: para não fazer muita força na perna operada, pode-se colocar um banco de plástico que seja alto o suficiente para não ter que sentar completamente e nem ficar com a perna dobrada mais do que 90º.

Além disso, para facilitar a recuperação é super importante cuidar bem da cicatriz, e por isso o curativo deve ser mantido sempre limpo e seco. A retirada dos pontos é feita no hospital após 15 dias da artroplastia de quadril.

Clínica Ortopedia Daniachi

A Clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. 

Nosso centro possui tratamentos de fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua consulta em Higienópolis e venha nos conhecer!

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.