HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dor no quadril em atletas: quais as causas mais comuns?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

O quadril é uma das regiões cuja apresentação de dor não é uma queixa rara.

Ao contrário, é uma das mais frequentes entre atletas de diversas modalidades esportivas.

Diferentemente do que se possa pensar, as dores nessa região não são causadas somente por impacto e saltos.

Esportes como corrida e voleibol também estão entre as modalidades que fazem com que atletas busquem atendimento qualificado para tratar dores no quadril.

Vemos falar um pouco sobre as causas mais comuns?

Dor no quadril em atletas

Aprendendo um pouco sobre o quadril

O quadril é uma articulação complexa cuja formação se dá pela parte da bacia denominada acetábulo e pela cabeça do fêmur.

Quando o assunto é dor no quadril, deve-se incluir, também, possíveis lesões na pelve que corresponde à porção superior do fêmur, além da musculatura regional e de diversos tendões e bursas, por exemplo.

Diferentemente de boa parte dos mamíferos, os humanos são bípedes. 

Essa postura demanda que nos apoiemos em apenas um membro inferior durante parte considerável do tempo a fim de que possamos nos locomover, seja quando estamos caminhando ou durante atividades como corrida.

Para as finalidade da nossa locomoção, desenvolvemos uma musculatura bastante potente na localidade do quadril.

Quando essa musculatura se encontra deficiente ou frágil, nos tornamos suscetíveis a lesões, especialmente com apresentação de dor lateral.

Dentre os tratamentos, pode-se indicar a correção das fragilidades/fraquezas além dos possíveis desequilíbrios musculares.

Medicamentos também podem ser indicados, dependendo do caso.

Em casos mais graves, pode-se intervir cirurgicamente.

Dor como sinalizadora de patologias

As dores, geralmente, correspondem à ocorrência de certas patologias. 

Em alguns casos pode se constituir como efeito de processos inflamatórios ou até mesmo de perda do tecido cartilaginoso.

A seguir, pode-se ter acesso a algumas das causas mais comuns de dor no quadril.

  • Bursite: trata-se de uma inflamação na bursa. Ela é composta por líquido sinovial e se localiza na região lateral do quadril. Dentre as causas mais comuns da bursite temos o excesso de carga mecânica;
  • Síndrome do piriforme: corresponde ao que no cotidiano chamamos de dor no nervo ciático. Esse quadro ocorre quando há compressão do nervo ciático. A dor é profunda, há redução da mobilidade e, em alguns casos, pode-se sentir dormência;
  • Impacto femoroacetabular: ocorre em situações em que a cartilagem que protege o acetábulo está desgastada e permite o atrito entre ossos. É uma lesão da cartilagem e demanda avaliação ortopédica;
  • Síndrome da banda iliotibial: é conhecida pelo nome de atrito do trato iliotibial. Causa dores pelo quadril e também no joelho. O impacto repetitivo faz com que ocorra rigidez. É uma patologia recorrente em pessoas com joelho virado para fora;
  • Artrose no quadril: corresponde a uma doença inflamatória de ordem crônica.
  • Pubalgia: inflamação da sínfise púbica. Essa patologia ocorre por microtraumas causados por repetição. Também está associada a desequilíbrio muscular.
  • Fraturas por estresse: lesão presente em corredores. Os microtraumas ocorrem repetidamente e podem causar fraturas nos ossos.
  • Tendinites profundas: associada a treinos de alto volume. Nesse caso, os tendões sofrem inflamação e se degeneram com o tempo.

Dr. Daniel Daniachi

Acesse nossos textos para mais informações como esta!

Não perca tempo e entre em contato conosco para agendar a sua consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.