HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

História da Ortopedia e Traumatologia

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Como já explicita o nome, a especialidade é subdividida em dois grande grupos que afetam o aparelho locomotor (ossos, músculos articulações, tendões e nervos): as doenças (ortopedia) e os traumas.


A história da ortopedia se mistura com a história da humanidade e podemos encontrar relatos de importantes civilizações que utilizavam técnicas hoje consideradas parte da ortopedia. Um dos primeiros registros se dá no Egito e por volta de 2.000 a.C. Nesta época, já era possível encontrar alguns instrumentos vinculados à ortopedia, na tumba de Hirkouf, onde havia uma escultura utilizando muletas.

Centenas de anos depois, por volta de 400.a.C na Grécia antiga, Hipócrates foi capaz de descrever vários métodos para tratar fraturas, luxações e feridas. Em Roma, Galeno conseguiu detalhar a anatomia humana de ossos, músculos, nervos e suas finalidades. Cirurgião, tratava de gladiadores e foi capaz de descrever sobre a destruição e regeneração dos ossos e deformidades.

No século XVIII Nicholas Andry escreve seu famoso “L’orthopédie ou l’art de prévenir et corriger dans les enfants les difformités du corps” (Ortopedia ou a arte de corrigir e prevenir deformidades em crianças) onde ensinava os próprios familiares a tratar suas crianças através de medidas simples. Dr Andry à época ainda fez estudos muito importantes acerca da redução na expectativa de vida pelo uso contínuo do tabaco. Importantes evoluções tecnológicas do século XIX como a anestesia (1846), cirurgia asséptica (1865) e ataduras gessadas também contribuíram para o avanço nos tratamentos.

No século XXI os ortopedistas utilizam da tecnologia e técnicas específicas para tratar de doenças e traumas que impactam a qualidade de vida dos pacientes impedindo até mesmo a locomoção e atividades diárias básicas.
O Dr. Daniel Daniachi é especialista em ortopedia, formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e atua há mais de dez anos no ramo. Em 2009, subespecializou-se em Cirurgia do Quadril na Santa Casa.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.