HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

O que faz um ortopedista?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelou que cerca de 80 milhões de brasileiros praticam alguma atividade física regular. Com as novas tendências e facilidades, as pessoas estão buscando com mais facilidade as academias. 

Contudo, juntamente com todo esse crescimento, o número de lesões ortopédicas também acaba aumentando. Neste caso, é o ortopedista quem vai identificar e indicar o melhor tratamento associado. 

O ortopedista pode tratar de pacientes com as mais variadas condições associadas à estrutura locomotora humana, que incluem má formação óssea, problemas de postura, além de realizar cirurgias.

Mas, você sabe o que realmente faz um ortopedista? Quais são suas principais atribuições?

O que faz um ortopedista?

Em síntese, trata-se do profissional responsável pelo sistema locomotor humano. Assim, faz diagnósticos e trata as disfunções relacionadas a este sistema. Podemos citar com exemplo problemas em ossos, músculos, nervos e outros. 

E como toda especialidade médica, existem as especialidades ortopédicas. Dessa forma, de acordo com SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), incluem-se em especialidades:

  • Quadril;
  • Ombro;
  • Pé e tornozelo;
  • Mão, Punho e Cotovelo;
  • Coluna;
  • Joelho.

Além de acompanhar o processo como um todo, desde o diagnóstico até a recuperação total, o ortopedista pode ainda atuar junto a outros profissionais, como o fisioterapeuta. Vale salientar: a ortopedia e a traumatologia andam sempre unidas! 

Enquanto a traumatologia é a especialidade médica responsável pelos traumatismos do aparelho musculoesquelético, o foco do ortopedista abrange o atendimento a lesões na coluna, bacia, membros superiores e inferiores.

Quais as atribuições deste profissional?

Em seu dia a dia, as suas atribuições variam bastante. Assim, podemos citar:

  • Realização de cirurgias;
  • Elaboração de tratamentos;
  • Recomendação de medidas preventivas;
  • Solicita exames;
  • Estudos de caso;
  • Realiza consultas;
  • Encaminhamento para outros especialistas.

Além disso, ele está apto a atender indivíduos de todas faixas etárias, desde crianças recém-nascidas até pessoas idosas. Ele pode optar também, em sua formação, pela sua especialização em determinada parte do corpo, como dito anteriormente.

Você sabe quando procurar um ortopedista?

A princípio, você deve procurar um ortopedista toda vez que sentir que há algo errado com seu sistema locomotor. Dessa forma, existem alguns sinais que servem de alerta, dos quais:

  • Calor e dor forte nas articulações;
  • Cansaço excessivo;
  • Rigidez pela manhã;
  • Alteração na estrutura do corpo.

Além destas situações, ele deve ser consultado também quando houver fratura de algum osso ou acidente que gere lesões em ligamentos, nervos e outros. Por fim, qualquer dor, por mais pequena que seja, pode indicar o início de uma doença! Dessa forma, não deixe de ir ao ortopedista por achar que trata-se de uma “besteirinha”! 

Como funciona a consulta com esse profissional?

Antes de mais nada, como a maioria das consultas médicas, o ortopedista analisará todos os sintomas relatados pelo paciente. Por exemplo: histórico de doenças, prática de esportes, profissão, uso de medicamentos. 

Assim, ele tem uma visão ampla da situação, podendo indicar o melhor tratamento. Além disso, terá auxílio também de exames de imagem, como o raio x. Geralmente, o diagnóstico é feito no próprio consultório, através de técnicas de análise.

Você ainda tem dúvidas sobre a atuação deste profissional? Entre em contato com a gente!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.