HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Osteoporose: quais os sintomas e como evitar

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

A osteoporose é uma doença que acomete os ossos e atinge mais as mulheres entre os 50 e 60 anos, que acabam apresentando uma fratura.

Assim como acontece com qualquer outro tecido do nosso corpo, a estrutura óssea também precisa se manter saudável. Podemos dizer que a osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente ou então quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo. Sendo assim, se os ossos não se renovam como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.

Sintomas da osteoporose

Na maioria das vezes, a osteoporose é uma doença silenciosa e que não apresenta nenhum sintoma. Ela geralmente aparece por fraturas com pouco ou nenhum trauma no punho, fêmur e coluna.

Apesar disso, é possível que alguns pacientes relatem sintomas como:

  • Dor ou sensibilidade óssea;
  • Dor na lombar e dor no pescoço devido a fraturas dos ossos da coluna vertebral
  • Diminuição da estatura com o passar dos anos;
  • Postura encurvada ou cifótica (com o pescoço, os ombros e a cabeça inclinados para a frente).

Como prevenir a osteoporose

É possível evitar a osteoporose e muitos especialistas acreditam que isso deveria começar já com o pediatra, para formar uma boa reserva de osso. As crianças e os adolescentes que não têm uma boa alimentação, acabam acumulando pouca massa óssea, iniciando a perda em um patamar mais baixo.

Portanto, manter um estilo de vida saudável, desde a infância, é a melhor maneira de prevenir a osteoporose. Porém, podemos citar entre outras práticas:

  • Fazer exercícios físicos regularmente;
  • Seguir uma dieta balanceada e rica em cálcio e vitamina D;
  • Evitar o consumo de álcool em excesso;
  • Não fumar;
  • Realizar reposição hormonal quando necessário;
  • Fazer a densitometria óssea anualmente a partir dos 50 anos.

Ou seja, com a adoção de simples hábitos é possível ter uma melhor qualidade de vida e ainda prevenir diversas doenças, entre elas a osteoporose.

Clínica Ortopedia Daniachi

A clínica Ortopedia Daniachi em Higienópolis conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de RPG, shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.