HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Quais são os sintomas de Problemas no Quadril que exigem atenção médica imediata?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Alguns sintomas no quadril requerem atenção médica imediata para evitar pioras e complicações graves. Hoje vamos conversar sobre alguns desses sinais, trazendo exemplos dos Problemas no Quadril que eles podem indicar. Continue sua leitura para saber mais!

Problemas no Quadril

Dor intensa e súbita

Se você sentir uma dor aguda e repentina no quadril, especialmente após uma lesão (como queda ou esbarrão), é importante buscar ajuda imediatamente. Isso pode ser um sinal de fratura ou deslocamento.

Inchaço ou hematoma

Existem diferentes tipos de fraturas, de forma que os sintomas e sua intensidade também podem variar. Se o quadril estiver visivelmente inchado e apresentar hematomas após uma queda ou lesão, isso pode indicar uma lesão interna, como uma fratura ou lesão nos tecidos moles.

Dificuldade de mover a perna ou o quadril

Se você não consegue ou se sente dificuldade para mover a perna ou o quadril, isso pode ser um sinal de dano grave que precisa ser avaliado por um médico. Os problemas no quadril podem causar efeitos nas pernas, na parte inferior das costas e/ou na virilha, por exemplo, sendo importante ter atenção.

Dor persistente

A dor no quadril que persiste por semanas ou meses pode ser indicativa de problemas crônicos, como osteoartrite. Isso requer avaliação médica para um plano de tratamento adequado, sendo que buscar ajuda cedo é importante para controlar o problema precocemente, evitando que o quadro se desenvolva sem o devido acompanhamento.

Febre com dor no quadril

Se você tiver febre e dor no quadril, isso pode ser um sinal de infecção. Essa é uma condição grave que requer tratamento imediato.

Dificuldade para suportar peso

Se você não consegue apoiar peso na perna afetada devido à dor intensa, isso pode ser um sinal de lesão grave no quadril. Mais uma vez, pode ser um sintoma de fratura, por exemplo.

Dor referida na virilha ou parte inferior das costas

Como mencionamos anteriormente, às vezes os problemas no quadril podem se manifestar como dor na virilha ou na parte inferior das costas. Se essa dor for persistente e intensa, consulte um médico.

Dor noturna persistente

Se você experimenta dor no quadril à noite, especialmente se ela não melhora com repouso, isso pode ser um sinal de um problema mais sério, como necrose avascular ou inflamação da articulação. Mesmo se não tiver o sintoma durante o dia ou em outras posições, não ignore a situação: busque ajuda médica.

Crepitação ou estalos

Ruídos anormais, como crepitação ou estalos no quadril, podem indicar desgaste na articulação ou um problema nos tecidos moles, que necessita de avaliação médica.

Rigidez e redução da amplitude de movimento

Se o quadril se tornar rígido e você perceber que tem dificuldade para mover a perna ou executar movimentos normais, isso pode ser um sinal de osteoartrite ou outras condições crônicas que precisam ser tratadas.

Dor irradiante para outras áreas

A dor no quadril que irradia para a coxa, joelho ou virilha pode indicar problemas na articulação ou nervos. É importante buscar ajuda médica para identificar a causa e as formas de melhorar a situação.

Dificuldade para caminhar

Se a dor no quadril torna a caminhada dolorosa ou se você começa a mancar, isso pode ser um indicativo de um problema subjacente que necessita de diagnóstico e tratamento.

Sensação de instabilidade

Se você sente que o quadril está constantemente prestes a ceder ou tem episódios de instabilidade, isso pode ser um sinal de lesão ligamentar ou outros problemas estruturais.

Não subestime os sintomas de “Problemas no Quadril”. Em caso de qualquer sinal é preciso buscar orientação médica sem demora, pois a detecção precoce e o tratamento adequado são importantes para prevenir complicações.

É importante buscar serviços como pronto atendimentos, para receber ajuda de forma imediata. Consultar um especialista em quadril, porém, é sempre indicado, mesmo que seja depois desse cuidado. Para agendar uma consulta com o doutor Daniachi, entre em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Lesões do Quadril em Mulheres: fatores de risco e tratamentos específicos

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.