HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Especialista em Ortopedia e Traumatologia

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em uma médico que seja especialista em Ortopedia e Traumatologia. 

Essa especialidade é conhecida como aquela cujos profissionais são responsáveis por corrigir ou prevenir deformidades do corpo, tratando das patologias do aparelho locomotor em todas as fases da vida. 

Hoje em dia, é muito comum as pessoas procurarem um especialista em Ortopedia e Traumatologia, tendo em vista o dia-a-dia corrido e estressante a que estamos expostos. Isso faz com que os indivíduos desenvolvam diversos tipos de dor, que impactam diretamente na sua qualidade de vida. 

Sendo assim, podemos dizer que essa é a especialidade médica que investiga, diagnostica, trata e acompanha enfermidades relacionadas com fraturas e lesões ósseas e tendinosas provocadas por eventos traumáticos no aparelho músculo-esquelético ou locomotor, composto por: braços, mãos, pés, pernas, coluna , bacia, músculos, tendões e ligamentos.

No Brasil, a Traumatologia e a Ortopedia são especialidades unificadas. Os acidentes mais comuns atendidos e tratados pelo traumatologista são: traumas desportivos e acidentes domésticos, de trânsito, e de trabalho. 

Como é a formação de um especialista em Ortopedia e Traumatologia?

Para se tornar um especialista em Ortopedia e Traumatologia é necessário cursar a faculdade de Medicina, com duração de seis anos. Após este período vem a fase de residência hospitalar, na área de Ortopedia e Traumatologia, cuja duração é três  anos, na qual o recém-formado será assistido por uma equipe de especialistas e professores da área.

Uma vez finalizada a residência, o médico traumatologista também poderá complementar a sua formação com pós-graduação, mestrado e doutorado. Geralmente, o curso escolhido por esses profissionais é Ortopedia, já que as duas especialidades são coligadas.

Depois de toda essa etapa concluída, o especialista em Ortopedia e Traumatologia estará apto para realizar o tratamento e a reabilitação do aparelho músculo-esquelético quando atingido por por traumas e acidentes, nos mais diversos graus de comprometimento, sendo o responsável pela restauração e acompanhamento do paciente. 

As suas atividades poderão ser desenvolvidas em diversos ambientes, entre eles, clínicas particulares, hospitais, academias e centros desportivos. 

O especialista em Ortopedia e Traumatologia também tem um relacionamento muito próximo com profissionais de fisioterapia, radiologia, e reabilitação.

Clique aqui e agende agora mesmo a sua consulta com o médico ortopedista Dr. Daniel Daniachi.

As especialidades da Ortopedia Daniachi

Na clínica do Dr. Daniel Daniachi, a Ortopedia Daniachi, atendemos todas as especialidades e oferecemos uma equipe multidisciplinar, podendo não só diagnosticar e tratar doenças, como também ajudar o paciente na busca por uma vida melhor.

1. Quadril: artrose, necrose da cabeça femoral, impacto femoroacetabular/lesão labrum, tenidinites dos glúteos/bursite trocantérica, displasia do quadril, dor glútea profunda e pubalgia.

2. Coluna: lombalgia, cervicalgia, transtornos dos discos (hérnias e protrusões), artrose facetária, má postura, ciatalgia, espondilólise/espondilolistese, estenose canal medular e escoliose/cifose.

3. Ombro e cotovelo: síndrome do manguito rotador, tendinite calcárea, capsulite adesiva, bursite e epicondilite medial e lateral.

4. Mão e punho: rizartrose, síndrome do túnel do carpo, tendinites (De Quervain), cisto sinovial e dupuytren.

5. Joelho: artrose, síndrome patelo-femoral (condromalácea), cisto de Baker, lesão degenerativa de menisco e osteocondrite dissecante/osteonecrose

6. Pé e tornozelo: hálux valgo, fasceíte plantar, pé plano, dedos em garra e tendinites (fibulares, Aquiles).

7. Ortopedia pediátrica: dores crescimento, displasia do desenvolvimento do quadril, doença de Legg- Calve Perthes, epifisólise do quadril, osteocondrites, desvios da coluna e desvios do joelho.

8. Medicina do esporte: fraturas por stress, overtraining, lesões articulares e lesões musculares.

9. Dor crônica

O que faz um especialista em Ortopedia e Traumatologia do quadril 

Um especialista em Ortopedia e Traumatologia do quadril trata dos complexos problemas envolvendo a região da pelve (bacia), além da articulação do quadril propriamente dita, que é o ponto de encontro entre a cabeça femoral e a bacia. 

Sabe-se que a bacia é responsável pela transmissão do peso do corpo e sua distribuição aos membros inferiores, local frequente de inflamações, dores, tendinites e desbalanços musculares, que comprometem a qualidade de vida, tanto de pacientes sedentários, quanto de atletas amadores ou profissionais.

As dores no quadril, assim como em toda articulação, podem ser de origem intra ou extra-articular. Podemos citar entre as principais doenças que envolvem o quadril, nas quais o paciente deve procurar a orientação de um especialista em Ortopedia e Traumatologia do quadril:

  • Artrite no quadril: inflamação das articulações locais. O tipo mais comum é a artrite inflamatória, que é quando há alteração no sistema imunológico do paciente, envolvendo dor e inchaço na região.
  • Artrose de quadril: também é conhecida como osteoartrite, é degeneração da cartilagem que protege os ossos. Esse dano também se estende aos ligamentos e articulações causando dor, inchaço e dificuldade de movimento.
  • Fraturas por estresse do quadril: ela ocorre no colo do fêmur quando se gera um estresse no osso. 
  • Fratura no Cóccix: ocorre principalmente em casos de queda ou de um impacto muito forte, capazes de causar algum tipo de lesão no local. É comum o paciente sentir muita dor na região, além de ter dificuldade de se movimentar.
  • Luxação do quadril: é um deslocamento da cabeça do fêmur em relação ao acetabulo.. Elas acontecem em momentos de trauma no local como, por exemplo, em uma queda. Entretanto, o quadro também pode ser congênito, quando a criança já nasce com a luxação ou acaba por adquiri-la (displasia do desenvolvimento do quadril).
  • Tendinite no quadril: inflamação nos tendões da região, capaz de causar quadros dor e inchaço. 
  • Bursite de Quadril: inflamação da bursa que fica entre o músculo e o tendão, afim de evitar atrtito entre tendões e ossos. Quando o paciente apresenta este quadro, ele sente dor nas articulações e dificuldades para movimentar o local inflamado.

Conheça mais sobre o Dr. Daniel Daniachi

Médico graduado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Ortopedista e Traumatologista formado pela mesma instituição de ensino, o Dr. Daniel Daniachi é um médico ortopedista que possui subespecialização em Cirurgia do Quadril.

Além disso, ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e também membro titular da Sociedade Brasileira de Quadril.

O médico ortopedista ainda possui título de mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Agende uma consulta com o médico ortopedista Dr. Daniel Daniachi.

Cuide do seu quadril

Agende uma consulta com um especialista!

AGENDE SUA CONSULTA

Blog e Artigos

A composição total do quadril é classificada como a maior articulação do corpo humano. E é justamente por ter diversos músculos, tendões e...

O quadril é um dos maiores grupos de articulações que existem no corpo humano, contendo diversos componentes. Essa importante peça do corpo...

A Artrite Reumatoide é caracterizada como uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações do corpo. Entre elas, o...