HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Lesões do quadril

O quadril é a articulação que une o tronco e a pelve aos membros inferiores, permitindo o movimento das pernas, além de sustentar o peso da parte superior do corpo. A parte óssea da articulação do quadril é formada pelo acetábulo na bacia, e pela parte proximal do fêmur: cabeça e colo do fêmur.

Além da parte óssea, os músculos, os tendões, o labrum, a cartilagem articular, os ligamentos, nervos e vasos formam toda arquitetura do quadril.

As lesões de quadril estão relacionadas a traumas e impactos exercidos diretamente sobre suas articulações e também a outras patologias. As mais comuns são a lesão labral, fratura do fêmur proximal, fratura da pelve, fratura do acetábulo, pubalgia e sinfisite púbica.

Um paciente com lesão no quadril pode sentir fortes dores na virilha, que, às vezes, irradia para a região dos glúteos e posteriores de coxa.

Existem diversos tipos de lesões de quadril e, consequentemente, diferentes formas de terapias disponíveis. O tratamento adequado deve ser orientado por um médico ortopedista especialista em quadril, sempre baseado na história clínica e exame físico, complementado pelos exames de imagem e características específicas de cada paciente.

As opções mais indicadas pelos especialistas, para melhorar a qualidade de vida e a prática esportiva dos pacientes que têm problemas no quadril, são a Artroscopia do quadril e a Prótese total do quadril. 

Além do tratamento cirúrgico, existem outras opções de tratamento para preservação da articulação do quadril, como melhora da biomecânica e musculatura, infiltrações para lesões tendinosas e musculares, além das terapias para cartilagem.

Lesão Labral ou Lesão de Labrum

Provocada por traumatismos agudos ou repetitivos, em que ocorre inflamação e danos à cartilagem articular.

saiba mais

Impacto Femoroacetabular

Quando há um contato anormal e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril, resultando em limitação da mobilidade.

saiba mais

‌Fratura do Fêmur Proximal

Mais frequentes em pacientes idosos, é consequência de doenças que enfraquecem os ossos.

saiba mais

Fratura da Pelve

Elas podem variar de fratura de uma pequena lasca de osso a fraturas decorrentes de força discreta, em pessoas idosas com osteoporose.

saiba mais

Fratura do acetábulo

Envolvem a região articular do quadril e são mais comumente vistas em jovens, devido a acidentes de alta energia.

saiba mais

Pubalgia

Dor originada ou relacionada à região púbica, mais frequente em praticantes de atividades de impacto.

saiba mais

Sinfisite púbica

Inflamação que ocorre na sínfise do púbis, na região da origem dos músculos adutores da coxa.

saiba mais

Cuide do seu quadril

Agende uma consulta com um especialista!

AGENDE SUA CONSULTA

Blog e Artigos

artroplastia do quadril

No decorrer da vida é muito comum que algumas das articulações do nosso corpo fiquem bastante desgastadas.  Por isso, com o passar dos...

Basicamente, os ossos formam a estrutura que dá suporte aos tecidos moles do corpo e protegem os órgãos vitais, como o coração e cérebro. E o...

Pubalgia tem cura?

Antes de tudo, é importante saber que o púbis é o osso localizado na região inferior da pelve, fazendo parte do anel pélvico, que, por sua vez,...