HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Tendinites e bursites, o que são?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Você provavelmente já presenciou alguém na família ou algum amigo reclamar de dores nas articulações, e certamente escutou que poderia ser tendinite ou bursite, não é mesmo? Embora saibamos que muitos já tenham conhecimento de que ambos se tratam de diagnósticos para dores nas articulações, não têm conhecimento sobre a real diferença entre tendinite e bursite.

Portanto, a equipe Daniel Daniachi preparou um conteúdo especialmente para você saber o que de fato caracteriza uma tendinite e uma bursite. Confira!

Tendinite

Tendinite é a inflamação dos tendões, que são estruturas espessas e fibrosas, responsáveis pela movimentação das articulações do corpo humano.

Bursite

É a inflamação da Bursa, que é uma pequena bolsa cheia de líquido que serve de proteção, atuando entre determinadas estruturas como tendões e proeminências ósseas, por exemplo. Tais estruturas podem ser lesionadas pelo atrito constante.

Enquanto o tendão transmite as forças do músculo ao osso, a Bursa promove um deslizamento melhor entre o tendão e os tecidos vizinhos favorecendo sua função.

Sintomas da tendinite e da bursite

Pelo fato de ambos os tecidos estarem em íntimo contato e, geralmente inflamarem juntos, é possível que muitos confundam o diagnóstico. Geralmente o indivíduo apresenta:

  • Dor na região da articulação;
  • Dificuldade em realizar movimentos com esta articulação;
  • Inchaço, vermelhidão e pequena elevação de temperatura na articulação.

Estes sintomas podem surgir aos poucos, normalmente após certo esforço ou após um traumatismo ou uma pancada no local.

Causa da tendinite e bursite

As causas da tendinite e a da bursite podem ser:

  • Desbalanço e a fraqueza muscular (inclusive são as principais causas desse tipo de dor);
  • Traumatismo direto;
  • Esforço repetitivo com a articulação afetada;
  • Excesso de peso;
  • Desidratação do tendão, da bursa ou da articulação.

Tratamento para tendinite e bursite

O tratamento consiste do controle álgico na fase aguda (com medicações, acupuntura e fisioterapia) e reabilitação muscular para evitar novas recorrências. Casos crônicos são de difícil resolução, necessitando terapias adicionais.

Esse conteúdo foi importante para você? Então deixe um comentário abaixo e conte para a equipe Daniel Daniachi, o que você gostaria de ver aqui no nosso Blog! Aproveite para entrar em contato com a Clínica Daniel Daniachi em Higienópolis.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.