HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Seja por envelhecimento, lesão ou doença, os transtornos do disco são transtornos que causam grandes prejuízos para a vida do indivíduo. Em alguns casos, torna-se necessário a cirurgia. 

O desgaste, postura inadequada e os movimentos corporais incorretos também podem enfraquecer o disco, causando sua degeneração. Entre os transtornos mais conhecidos podemos citar a hérnia e a protusão discal. Mas o que são os discos vertebrais?

Em suma, se tratam de pontos de apoio lubrificados que previnem o desgaste do osso das vértebras no decorrer dos movimentos da coluna espinhal. O núcleo pulposo, como é chamado, é bastante hidratado, e absorve as pressões como se fosse uma almofada, protegendo as vértebras dos impactos.

Vamos entender melhor o assunto?

Transtornos dos discos (hérnias e protusões)

Definindo o problema

Como dito anteriormente, transtornos de disco causam grandes prejuízos de saúde para a vida do paciente. Em outras palavras, os discos perdem seu conteúdo de água devido a doenças ou idade, perdendo altura, aproximando-se das vértebras. 

Assim, as aberturas do nervo da coluna se tornam mais estreitas. A partir daí, os discos não absorvem mais impactos, especialmente quando o indivíduo corre, anda ou pula. Aos resultados desses problemas dá-se o nome de transtornos de disco.

Causas associadas

Para a maioria das pessoas, os transtornos de disco estão associados ao processo natural de envelhecimento. Como sabemos, à medida que envelhecemos, os discos podem perder a flexibilidade, elasticidade e as características primordiais de absorção de impacto. Podem originar-se ainda de alguma lesão nas costas.

Sintomas principais de transtornos dos discos

Entre os principais sintomas associados aos transtornos de disco, podemos incluir:

  • Dormência;
  • Dores no pescoço;
  • Formigamento nas costas;
  • Dores, que vão até as escápulas ou braços;
  • Dores de garganta;
  • Dificuldades de destreza nas mãos.

Além disso, podem causar dores fortes nas costas e ou pernas e problemas funcionais, como formigamento na região das nádegas e dificuldade para caminhar.

Hérnia de disco

Trata-se de uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. A localização mais comum dessa doença fica entre a quarta e quinta vértebra lombar. A palavra hérnia significa projeção ou saída por meio de uma fissura ou orifício de um estrutura contida. 

O anel fibroso que fica entre uma vértebra e outra desgasta-se, permitindo que o líquido gelatinoso realize uma expansão ou abaulamento de sua estrutura.

Protusão discal

Como a maioria dos problemas articulares da coluna, às vezes confundida com hérnia de disco, trata-se de uma distensão do anel fibroso que envolve os discos vertebrais, sem o seu rompimento, justamente o detalhe que a difere de uma hérnia. 

Logo, toda hérnia já foi uma protusão discal. Contudo, não necessariamente, toda protusão discal se tornará uma hérnia de disco!

Diagnóstico e opções de tratamento

O diagnóstico inicia-se com um exame físico completo do corpo, com atenção às localidades associadas como o pescoço, as costas e as extremidades. Além disso, o médico analisará a flexibilidade das costas, alcance dos movimentos e presença de certos sinais que indicam que as raízes nervosas estão sendo prejudicadas.

Entre as opções de tratamento incluem-se intervenções cirúrgicas (estabilização dinâmica, prótese com disco artificial) e terapias não cirúrgicas (exercício, medicação, fisioterapia e quiropraxia)!

Você tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

Cuide do seu quadril

Agende uma consulta com um especialista!

AGENDE SUA CONSULTA

Blog e Artigos

A composição total do quadril é classificada como a maior articulação do corpo humano. E é justamente por ter diversos músculos, tendões e...

O quadril é um dos maiores grupos de articulações que existem no corpo humano, contendo diversos componentes. Essa importante peça do corpo...

A Artrite Reumatoide é caracterizada como uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações do corpo. Entre elas, o...