HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Médico ortopedista

Provavelmente, alguma vez na vida você já precisou marcar uma consulta com um médico ortopedista. Essa é uma das especialidades da medicina e é conhecida por tratar todas as lesões e problemas que acometem o sistema locomotor do paciente. 

Um médico ortopedista é responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar lesões que acometem o sistema locomotor do ser humano. Ou seja, as doenças e os traumas que afetam músculos, articulações, ossos e ligamentos. 

Dessa maneira podemos dizer que esse profissional trabalha com uma especialidade que engloba todo o corpo, já que esses tecidos e estruturas o compõem por completo.

Para se tornar um médico ortopedista é necessário se formar em medicina e, em seguida, fazer uma especialização na área, que dura três anos. 

 De uma forma geral podemos dizer que as atribuições de um médico ortopedista incluem:

  • Preparo e conhecimento para realizar desde procedimentos mais simples, que envolvam o sistema locomotor do paciente, até cirurgias (desde que tenha a formação como cirurgião ortopedista). 
  • Realizar consultas em seu consultório ou em um hospital para analisar a queixa do seu paciente, bem como seus sintomas, para identificar possíveis problemas, lesões ou traumas que ele possa ter sofrido.
  • Solicitar exames para avaliar de forma mais aprofundada o quadro clínico do paciente. Por isso, ele também está apto a fazer a solicitação desses procedimentos de acordo com suas suspeitas ou conforme cada caso necessitar.
  • Fornecer diagnóstico mesmo que seja já na primeira visita do paciente ao seu consultório. Em outros casos, pode ser necessário fazer a leitura dos exames para obter um diagnóstico mais preciso ou tirar dúvidas. Vale ressaltar que esse médico pode analisar exames e emitir laudos.
  • Receitar medicamentos de uso tópico, que visam o alívio de alguns sintomas, como também os que têm uma abordagem mais completa, como os antiinflamatórios.
  • Indicar tratamentos como fisioterapia, exercícios físicos ou outras atividades físicas direcionadas e específicas. Além de aconselhar o paciente sobre as tarefas ou atividades que ele pode ou não desempenhar. 
  • Fazer acompanhamento do quadro clínico para assegurar a saúde e a qualidade de vida do paciente, em casos em que não haja nenhum tipo de lesão, e também naqueles em que há alguma propensão para desenvolver problemas ortopédicos. Outra função importante do médico ortopedista é acompanhar os pacientes que estão em condições que exigem cuidados crônicos, como aqueles que apresentam quadro de artrose, artrite ou reumatismo.

Clique aqui e agende agora mesmo a sua consulta com o médico ortopedista Dr. Daniel Daniachi.

Quando procurar um médico ortopedista?

É muito comum não darmos a atenção devida às dores que surgem em nosso corpo. Um exemplo disso são as dores nas costas. Entretanto, é importante saber que sentir dor não é normal, afinal, ela é uma resposta do nosso organismo para alguma agressão que ele sofreu. Quando fazemos um esforço excessivo, por exemplo, acabamos sentindo dores porque exigimos demais do nosso corpo.

Sendo assim, da mesma maneira que procuramos um médico quando não estamos nos sentindo muito bem, também devemos buscar um médico ortopedista quando as dores são nos ossos, nos músculos ou nas articulações.

Algumas dessas sensações incômodas e até mesmo dolorosas podem ser sinais de que uma doença ortopédica está se manifestando ou então já se instalou. Dessa maneira, podemos dizer que você deve procurar um médico ortopedista caso esteja sentindo: dores constantes nas costas ou joelhos, cansaço excessivo, formigamentos, rigidez matinal e calor nas articulações.

Também é necessário estar atento aos inchaços que possam surgir nas articulações ou ainda caso você tenha sofrido alguma lesão ou esteja sentindo dores depois de ter realizado algum esforço físico ou sofrido um trauma, como uma pancada. 

Todo esse cuidado é essencial porque nem sempre o problema se manifesta de forma superficial. Como a ortopedia trata das partes do corpo que estão mais ocultas, pode ser difícil, num primeiro momento, identificar que existe algum problema.

Outro momento interessante de consultar um médico ortopedista é quando existem casos de problemas ortopédicos na família. Com isso, ele poderá solicitar exames, avaliar suas condições clínicas e acompanhar sua saúde, para identificar problemas ou doenças ainda no começo, caso haja predisposição.

É importante ressaltar que um médico ortopedista é um profissional que cuida de partes importantes do nosso corpo e, por isso, você precisa contar com um que seja de sua confiança. Jamais ignore os sinais que o seu corpo emite e procure pela ajuda desse especialista para que pequenos problemas não se tornem grandes complicações.

O que faz um médico ortopedista especialista em quadril?

O médico ortopedista especialista em quadril é responsável por tratar dos complexos problemas envolvendo a região da pelve (bacia), além da articulação do quadril propriamente dita, que é o ponto de encontro entre a cabeça femoral e a bacia. 

Para se tornar um especialista em quadril é necessário completar seis anos de graduação em Medicina, depois fez três anos de residência em Ortopedia e Traumatologia e, por fim, concluir o curso de especialização em cirurgia de quadril de um ano.

A Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) tem critérios rígidos para novos membros: deve ser aprovado na avaliação oficial da sociedade (conhecimentos teóricos e práticos), deve ter realizado treinamento em cirurgia de quadril em serviço credenciado e comprovar atividades acadêmico-científicas na área. Sendo assim, ao escolher um especialista em quadril em São Paulo da SBQ é a segurança de estar selecionando um profissional qualificado, com treinamento certificado em cirurgia de quadril, ou seja, é escolher um “expert “ em cirurgia de quadril.

As dores no quadril, como em toda articulação (encontro entre dois ossos), podem ser de origem intra ou extra-articular. As doenças mais prevalentes intra-articulares são: impacto femoroacetabular, artrose e necrose avascular da cabeça femoral. As tendinites, também conhecidas como bursites são as principais causas fora da articulação.

Conheça mais sobre o Dr. Daniel Daniachi

Médico graduado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Ortopedista e Traumatologista formado pela mesma instituição de ensino, o Dr. Daniel Daniachi é um médico ortopedista que possui subespecialização em Cirurgia do Quadril.

Além disso, ele é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e também membro titular da Sociedade Brasileira de Quadril.

O médico ortopedista ainda possui título de mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Agende uma consulta com o médico ortopedista Dr. Daniel Daniachi.

Cuide do seu quadril

Agende uma consulta com um especialista!

AGENDE SUA CONSULTA

Blog e Artigos

A composição total do quadril é classificada como a maior articulação do corpo humano. E é justamente por ter diversos músculos, tendões e...

O quadril é um dos maiores grupos de articulações que existem no corpo humano, contendo diversos componentes. Essa importante peça do corpo...

A Artrite Reumatoide é caracterizada como uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações do corpo. Entre elas, o...