HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Quais são as opções de tratamento para Dores Crônicas no Quadril?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

As Dores Crônicas no Quadril representam um desafio para muitas pessoas, sendo importante encontrar o tratamento e o acompanhamento certo para cada um, para promover melhorias no dia a dia e no bem-estar. Hoje vamos conversar sobre algumas das diversas opções de tratamento disponíveis para esse tipo de condição.

Vamos comentar sobre como funcionam as abordagens mais comuns nessa área. Continue sua leitura para saber mais!

Dores Crônicas no Quadril

O que são dores crônicas no quadril? 

Dores crônicas no quadril são uma condição que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Essas dores persistem por mais de três meses e podem ter várias causas, incluindo osteoartrite, lesões antigas, bursite, ou até mesmo problemas congênitos.

Os sintomas podem incluir dor constante ou intermitente no quadril, dificuldade em mover a articulação e/ou rigidez, por exemplo. Com o tratamento adequado, é possível controlar os desafios trazidos por esses quadros e melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. O tratamento para dores crônicas varia de acordo com a causa subjacente.

Quais são as principais opções de tratamento para dores crônicas no quadril?

Felizmente, existem várias opções de tratamento disponíveis para aliviar dores crônicas no quadril e contribuir para as funções dessa articulação. O tratamento adequado depende da causa da dor e da avaliação médica, sendo fundamental procurar ajuda e seguir as orientações de um especialista. Aqui estão algumas opções comuns!

Medicamentos

Algumas medicações, como analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides, podem ser prescritos para aliviar a dor e a inflamação. Consumir remédios sem prescrição ou sem respeitar as dosagens e a frequência indicada por um especialista, porém, traz diferentes riscos para o indivíduo.

É preciso tomar cuidado com questões como dependência e uso excessivo ou prolongado de uma substância. Os medicamentos devem ser aliados de outras medidas para aliviar as dores crônicas, de forma que o indivíduo não se limite a eles. 

Fisioterapia

Um fisioterapeuta pode desenvolver um programa de exercícios específicos para fortalecer os músculos ao redor do quadril, melhorando a estabilidade e a mobilidade, além de poder utilizar técnicas voltadas para o alívio da dor. A fisioterapia, quando adequada para o seu caso, favorece o bem-estar e para o dia a dia das pessoas, contribuíndo mesmo em atividades simples — como se sentar, por exemplo.

Injeções

Injeções de corticosteroides diretamente no quadril podem proporcionar alívio temporário da dor e da inflamação, especialmente em casos de bursite ou tendinite. É preciso que seja recomendada a quantidade de sessões apropriada para o seu caso.

Acupuntura

Esta terapia envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para aliviar a dor e promover o bem-estar. Ela pode ser uma boa aliada no tratamento.

Dispositivos de Assistência

O uso de bengalas ou andadores pode ajudar a facilitar a mobilidade e reduzir o peso suportado pelo quadril afetado. Isso também favorece o alívio da dor.

Cirurgia

Em casos graves ou quando outras opções de tratamento não são eficazes, a cirurgia pode ser necessária. Isso pode envolver a reparação de lesões, a substituição total ou parcial do quadril, ou procedimentos de ressecção óssea para aliviar a dor, por exemplo.

Tratamentos Complementares

Terapias como a quiropraxia, quiropraxia, ou massagem terapêutica podem ser usadas como complementos para aliviar a dor crônica no quadril.

Outros cuidados

além desses cuidados, existem outras medidas que podem contribuir para o alívio das dores crônicas no quadril. Um exemplo é a redução do estresse e a promoção da saúde mental, já que a mente influencia nas sensações do corpo e o relaxamento e o descanso são importantes para aliviar a tensão nas articulações.

Cada pessoa é única, e o tratamento de “Dores Crônicas no Quadril” deve ser personalizado com base na causa da dor, na idade, na saúde geral e nas preferências do paciente. Consultar um médico especializado em ortopedia ou reumatologia é fundamental para um diagnóstico preciso e um plano eficaz. 

esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para agendar uma consulta com o Dr. Daniel Daniachi, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Ortopedista Especialista em Quadril: A Importância da Precisão no Diagnóstico e Tratamento

Como devo me preparar para uma Cirurgia de Prótese de Quadril

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.