Melhores exercícios para quem tem osteoporose
Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadrilPostado em: 28/09/2022

A osteoporose é marcada pela diminuição progressiva da densidade óssea. Isso aumenta o risco de fraturas, sendo que as fraturas vertebrais são as mais comuns. Mas são as fraturas de fêmur, de longe, as mais graves: elas acarretam hospitalização, perda de locomoção e até mortalidade.
Em mulheres, a condição aparece após os 50 anos, enquanto os homens tendem a sofrer com osteoporose a partir dos 70 anos.
Por mais que não tenha cura, algumas atividades físicas ajudam a prevenir a osteoporose:
- MUSCULAÇÃO: além de ajudar a tonificar os músculos, melhora a postura corporal, aumenta a densidade óssea e melhora o condicionamento cardiorrespiratório.
- PILATES: aumenta a massa óssea e melhora o alongamento, bem como traz resistência física e mental, melhora a flexibilidade e a coordenação motora.
- CAMINHADA: deixa o pulmão mais eficiente, aumenta a sensação de bem-estar, mantém o peso e o equilíbrio, além de ajudar no fortalecimento ósseo e das articulações.
- HIDROGINÁSTICA: por ser praticada na água, o impacto nos ossos e articulações é menor, evitando as lesões. Desenvolve o condicionamento, força, flexibilidade e coordenação motora.
- SUBIR ESCADAS: subir e descer escadas é um ótimo exercício para osteoporose, pois estimula a produção de massa óssea.
Antes de começar a praticar exercício físico, consulte um ortopedista. Entre em contato com o Dr. Daniel Daniachi, especialista em Cirurgia de Quadril.
Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Daniel DaniachiOrtopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril
Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036 | RQE:120008 Ortopedia e Traumatologia