HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Artroplastia total do quadril: quando fazer?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

A Artroplastia total do quadril é a cirurgia de substituição da articulação por um modelo mecânico chamado prótese de quadril. Ela reproduz a função articular muito semelhante ao modelo biológico original.

O quadril é uma articulação formada pelo encontro da cabeça do fêmur (osso da coxa) e o acetábulo (parte da bacia), estabilizados por um conjunto reforçado de ligamentos.

Sendo assim, a Artroplastia total do quadril é indicada quando o paciente possui algum tipo de doença no quadril que resulte na incapacidade da articulação de realizar as atividades naturais do dia-a-dia.

A principal vantagem da cirurgia é o alívio da dor e a recuperação das funções da articulação, o que faz com que o paciente volte a realizar as atividades diárias de forma indolor.

As principais causas de dor do quadril

Existem diversos fatores que levam uma pessoa a sentir dor no quadril. Conheça algumas delas:

  • Osteoartrite: tipo de artrite que causa desgaste da cartilagem que amortece os ossos do quadril e está relacionado à idade. Ela também pode ser causada por pequenas irregularidades no desenvolvimento do quadril na infância.
  • Artrite reumatoide: doença autoimune que causa inflamação e espessamento da membrana sinovial, que pode lesionar a cartilagem, causando dores e rigidez.
  • Artrite pós-traumática: lesão da cartilagem que pode surgir na sequência de uma lesão ou fratura grave do quadril, causando dores e rigidez no quadril com o passar do tempo.
  • Necrose avascular: limitação da irrigação sanguínea da cabeça do fêmur causada por uma lesão no quadril, como um deslocamento ou uma fratura.

Uma vez que o médico e o paciente optem pela Artroplastia total do quadril, o especialista pode solicitar diversos exames físicos antes do procedimento cirúrgico, para confirmar que as condições de saúde permitem a realização da cirurgia.

Clínica Ortopedia Daniachi

A Clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.