HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Como prevenir lesões no quadril

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Embora muitas pessoas acreditem que as lesões no quadril não possam ser evitadas, a equipe Daniel Daniachi está aqui te dar algumas dicas que, certamente, te ajudarão a prevenir lesões no quadril. Confira abaixo algumas dicas!

Muita atenção antes de iniciar os exercícios!

Seja qual for o exercício físico que você pratica é necessário se preparar antes de iniciar. O primeiro passo é realizar um alongamento, sempre respeitando os limites do seu corpo. Lembre-se de alongar os músculos dos braços, coluna, quadril e pernas. 15 minutos são suficientes para preparar o corpo para o exercício. Após o alongamento, é preciso aquecer! Comece com uma pequena caminhada e depois passe para um trote, para então passar para o seu exercício.

Corrija a postura

Muitas pessoas possuem a falsa impressão que uma postura ruim afeta unicamente a coluna, mas sabia que uma postura errada afeta também o quadril? Isso acontece, pois o peso mal distribuído pode sobrecarregar a região púbica, causando dores e até mesmo possíveis processos inflamatórios. Então, para o bem da sua saúde, preste atenção na sua postura, seja sentado, ao caminhar e até mesmo ao fazer exercícios.

Tenha cuidado ao realizar exercícios

Exercícios fazem bem para o corpo, isso ninguém duvida, porém quando feitos de maneira incorreta podem acarretar diversas lesões, incluindo no quadril. Na corrida, por exemplo, preste atenção no tênis utilizado e no terreno onde irá realizar o treino, pois pistas irregulares podem fazer com que o corredor pise de mal jeito e cause lesões no quadril. Já no caso da musculação, é recomendado seguir as orientações de um profissional para realizar os movimentos de maneira adequada e não pegar mais peso que o recomendado. Lembre-se de aumentar progressivamente as cargas e treinos; não da para partir do sedentarismo para atividade extenuante sem preparo adequado.

Evite o salto alto

Toda mulher adora um sapato de salto alto, é verdade, mas evite passar longas horas em pé com ele. Sua coluna, joelho e quadril irão lhe agradecer mais tarde!

Cuidados no dia-a-dia

Há alguns cuidados que podem ser tomados nas atividades do cotidiano para prevenir as lesões no quadril, como por exemplo, evitar longas horas sentado ou em pé. Mesmo quem trabalha sentado, precisa arranjar pelo menos alguns minutos de intervalo para dar uma caminhada e colocar o corpo em movimento. Preste bastante atenção ao fazer atividades como descer e subir de escadas, pois são nessas atividades domésticas que acontecem as maiorias dos acidentes. No mais, procure manter uma vida saudável, praticando exercícios e mantendo uma alimentação balanceada.

Conheça a Ortopedia Daniachi

A clínica Ortopedia Daniachi possui o centro ortopédico mais completo do Higienópolis, contando com diversos médicos especializados em traumatologia, ortopedia e cirurgia de quadril. A clínica ainda conta com tratamentos de fisioterapia, acupuntura, RPG e pilates, para que você aumente sua qualidade de vida. Venha nos fazer uma visita e saiba como nossos profissionais podem te ajudar a viver melhor!

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.