HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

O que é a Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ)

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ) é o termo utilizado para denominar possíveis alterações que atingem o quadril ao nascimento. E é sobre isso que vamos falar hoje no blog do Dr. Daniel Daniachi.

Alguns bebês podem nascer com articulação do quadril luxada ou subluxada, o que chamamos de quadril instável. Caso essas afecções não sejam diagnosticadas precocemente podem prejudicar o desenvolvimento motor da criança.

Existem alguns fatores de risco que tem relação com maior incidência da DDQ, são eles: bebês do sexo feminino, mãe jovem, apresentação pélvica ao nascimento, histórico familiar, oligodramnia (diminuição do líquido amniótico) e  presença de malformações na coluna ou nos pés.

Independente desses fatores somados, é importante fazer a investigação para Displasia do Desenvolvimento do Quadril já na sala de parto, assim que a criança nascer. 

Para isso, o especialista deve realizar as manobras de Ortolani e Barlow e, para executá-las, o recém-nascido deve ser posicionado de frente para o examinador, em posição supina, com os quadris e os joelhos em posição de flexão de 90 graus e uma das mãos deve estabilizar a pelve.

Vale ressaltar que a Manobra de Ortolani detecta o deslizamento do quadril para dentro do acetábulo e a Manobra de Barlow detecta o deslizamento do quadril para fora do acetábulo.

Além do exame físico, podemos pesquisar a DDQ com exames de imagem. O exame mais indicado para esses casos é a ultrassonografia de quadril, que pode confirmar o diagnóstico. 

Após a confirmação do diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente para garantir o desenvolvimento normal dessa criança, pois qualquer atraso pode aumentar a chance de o bebê ter que fazer uma cirurgia. 

O tratamento de Displasia do Desenvolvimento do Quadril é realizado com aparelhos, mais frequentemente tiras de tração de Pavlik, que mantêm os quadris afetados em abdução e rodados externamente. 

Clínica Ortopedia Daniachi

A Clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. 

Nosso centro possui tratamentos de fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua consulta em Higienópolis e venha nos conhecer!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.