HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

O que faz um especialista em quadril?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

É comum que, os pacientes com dores ou sinais de problemas no quadril, procurem um ortopedista geral para averiguar o que pode estar ocorrendo.

Entretanto, nem sempre o especialista com apenas essa formação pode ser o médico mais indicado em tratamentos específicos, como é o caso de lesões que precisam de cirurgia ou doenças graves e degenerativas. É nessa hora que pode ser necessária uma avaliação do ortopedista especialista em quadril.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), os especialistas em cirurgia de quadril são médicos (graduação de 6 anos), que completaram a residência em Ortopedia e Traumatologia (treinamento de 3 anos) e concluíram curso de especialização em cirurgia de quadril (1 ano).

A SBQ possui critérios rígidos para novos membros, que devem ser aprovados na avaliação oficial da sociedade (de conhecimentos teóricos e práticos), devem ter realizado treinamento em cirurgia de quadril em serviço credenciado e ainda precisam comprovar atividades acadêmico-científicas na área.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Quadril certifica-se da qualidade dos centros de treinamento e tem atividade permanente na educação continuada dos já especialistas em quadril. 

O que faz o especialista em quadril?

Assim como outras regiões do corpo, o quadril também está suscetível a diversos tipos de doenças e lesões, sendo as mais comuns: bursite, osteoporose, artrite, artrose, fraturas, tendinites, impacto femoroacetabular, assim como lesões do labrum e displasias.

E cabe ao especialista em quadril, que possui conhecimento específico, indicar a melhor maneira para cuidar dessas doenças, com tratamentos atuais, assim como realizar cirurgias de quadril, sendo a mais famosa a artroplastia total de quadril, caracterizada pela substituição da articulação do quadril por uma prótese.

Quando procurar o especialista em quadril?

É fundamental que você procure um especialista em quadril assim que perceber algum sintoma persistente ou mudança de função de seu quadril. Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Dor no quadril: é extremamente importante prestar atenção se essa dor no quadril piora ao andar, entrar no carro, ficar sentado por muito tempo ou ao deitar de lado sobre a articulação afetada.
  • Andar mancando: em alguns casos, o indivíduo que está mancando precisa até mesmo de uma bengala para apoiar melhor o peso do corpo.
  • Sensação de dormência ou formigamento nas pernas: esses são alguns dos principais sintomas da artrose no quadril, que é um desgaste da articulação e causa degeneração das cartilagens.
  • Dor no quadril que irradia até o joelho: geralmente, essa dor afeta a parte interna da perna e é um sinal característico da osteoartrite do quadril.

Além disso, também é importante prestar atenção quando houver inflamação, rigidez, assim como impossibilidade de realizar atividades simples. Pacientes que sentem dores somente após atividades esportivas podem achar que isso é normal, mas na verdade costuma ser um sinal de lesão articular no quadril.

Como é a consulta com um especialista em quadril

Durante a consulta, o ortopedista especialista em quadril irá conhecer a história do paciente, realizar o exame físico e, quando necessário, solicitar exames de imagem e de sangue para ter o diagnóstico preciso. 

Feito isso, o tratamento será iniciado e acompanhado pelo especialista, de acordo com a gravidade do problema.

É válido ressaltar que o especialista em quadril possui todo o conhecimento para avaliar a saúde dessa região, podendo assim mudar as formas de tratamento com a intenção de amenizar a dor do paciente, assim como devolver a maioria ou todos seus movimentos com tratamentos que podem ser medicamentosos ou cirúrgicos.

Agora que você já sabe o que faz um especialista em quadril, na hora de procurar um profissional dessa área, pode dar preferência por um que seja membro da Sociedade Brasileira de Quadril, como o Dr. Daniel Daniachi.

Com certeza você terá a segurança de estar selecionando um profissional qualificado, com treinamento certificado em cirurgia de quadril, ou seja, é escolher um “expert” na área.

Artigo escrito pelo Dr. Daniel Daniachi

Ortopedista e Traumatologista especialista em Cirurgia do Quadril

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.