HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Ortopedia e Traumatologia

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

A trajetória e evolução da Ortopedia e Traumatologia

A imagem usada por Nicolas Andry foi imortalizada como símbolo da especialidade. Neste sentido, como próprio nome já exemplifica, a especialidade é subdividida em dois grandes grupos que afetam o aparelho locomotor (ossos, músculos, articulações, tendões e nervos): as doenças (ortopedia) e os traumas. A história da ortopedia se mistura com a história da humanidade e podemos encontrar relatos de importantes civilizações, que utilizavam técnicas hoje considerada parte da ortopedia. Um dos primeiros registros, ocorreu no Egito, por volta de 2.000 a.C. Nesta época, já era possível encontrar alguns instrumentos vinculados a ortopedia, na tumba de Hirkouf, por exemplo, havia uma escultura utilizando muletas.

Centenas de anos depois, por volta de 400 a.C, na Grécia antiga, encontramos o médico Hipócrates, que foi capaz de descrever vários métodos para diminuir luxações e também para tratar feridas. Outro fato ocorreu na Roma antiga, Galeano conseguiu detalhar a anatomia humana de ossos, músculos e suas finalidades. Cirurgião, tratava de gladiadores e foi capaz de descrever sobre a destituição e regeneração dos ossos e deformidades.

No século XVIII Nicholas Andry escreve seu famoso “L’orthopédie ou l’art de prévenir et corriger dans les enfants les difformités du corps” (Ortopedia ou a arte de corrigir e prevenir deformidades em crianças) onde ensinava os próprios familiares a tratar suas crianças com medidas simples. Dr. Andry, ainda fez estudos muito importantes acerca da redução na expectativa de vida pelo uso do tabaco. Importantes evoluções tecnológicas, como a anestesia de desenvolvimento, por volta do século XIX, das ataduras gessadas e anestesia.

No século XXI, podemos notar os ortopedistas utilizadores da tecnologia e técnicas específicas para tratar de profundas lesões. Sabe-se sobre os vários tipos de doenças que atacam o sistema esquelético. Em muitos casos, atrapalham o estilo de vida dos indivíduos. Impedindo a locomoção básica, como andar, sentar e outras atividades.

Dependendo de sua formação, o profissional formado em ortopedia é especializado em regiões do corpo. O médico ortopedista pode fazer cirurgias, cuidar de fraturas ósseas, deformidades na postura, problemas na formação do osso, problemas na coluna, quadril, além de poder se especializar em outros segmentos como a ortopedia pediátrica e oncologia ortopédica.

O Dr. Daniel Daniachi é especialista em ortopedia, formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e atua há mais de dez anos no ramo. Em meados de 2009, formou-se com especialização e Curso de Aperfeiçoamento de Cirurgia do Quadril na Santa Casa de Misericórdia.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.