HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Prótese de quadril: como acelerar a recuperação

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Você sabia que é possível se recuperar mais rapidamente de uma artroplastia do quadril seguindo os cuidados recomendados pelo seu médico?

De modo geral, a recuperação total varia de seis a doze semanas, sendo sempre indicado fazer fisioterapia, que pode começar logo no primeiro dia do pós operatório, com exercícios que previnem complicações respiratórias e estimulam mobilidade precoce.

Uma boa dica nessa primeira etapa é ingerir alimentos de fácil digestão e ricos em proteína para agilizar a cicatrização dos tecidos, como ovo, carne, verduras escuras além de leite e seus derivados.

Como evitar o deslocamento da prótese?

Para evitar que a prótese de quadril saia do lugar é essencial seguir os cuidados abaixo:

  • Não girar a quadril;
  • Não cruzar as pernas;
  • Não dobrar o quadril mais do que 90º
  • Não apoiar todo o peso do corpo na perna com prótese

Esses cuidados devem ser mantidos por cerca de seis semanas conforme a via acesso utilizada e o protocolo do seu médico.

Outros cuidados mais específicos envolvem:

  • Cuidados ao sentar e levantar da cama, que deve ser mais alta para facilitar a movimentação;
  • Cuidados ao sentar e levantar da cadeira, mantendo sempre a perna esticada e sempre usando a perna que não possui prótese como apoio;
  • Para tomar banho, pode-se colocar um banco de plástico que seja alto o suficiente para não ter que sentar completamente.
  • Para andar com andador/muletas deve-se avançar primeiro as muletas, depois avançar a perna com a prótese e por fim avançar a perna sem prótese.

Normalmente, após 6 a 8 semanas da cirurgia o paciente pode voltar a realizar normalmente a maioria de suas atividades, inclusive dirigir.

Já os exercícios físicos devem ser indicados pelo médico e o fisioterapeuta. Após seis semanas de cirurgia são recomendados exercícios leves como caminhada, natação, hidroginástica, dança ou Pilates.

Clínica Ortopedia Daniachi

A Clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida.

Nosso centro possui tratamentos de fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua consulta em Higienópolis e venha nos conhecer!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.