HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Tudo o que precisa saber sobre a artroplastia do quadril

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

A cirurgia do quadril, conhecida como artroplastia de quadril, é indicada para pacientes que sofreram uma fratura no nessa região, ou que têm necrose ou artrose. Segundo o Dr. Daniel Daniachi, a extensão da quebra depende das forças envolvidas. 

Ainda de acordo com o especialista, Dr. Daniel Daniachi, a escolha do tipo de cirurgia para tratar uma fratura de quadril é baseada principalmente nos ossos e tecidos moles afetados ou no nível da fratura.

Sabemos que o quadril é a articulação que liga o osso da coxa (fêmur) ao osso da bacia (pélvis), permitindo os movimentos dos membros inferiores em várias direções e sem dor. Um paciente com uma fratura de quadril, com certeza, sentirá dor na parte superior externa da coxa ou na virilha. 

Além disso, haverá desconforto em qualquer tentativa de flexionar ou girar o quadril, e o paciente acaba mantendo, frequentemente, a perna lesionada em posição fixa, com o pé e o joelho virados para fora (rotação externa).

Geralmente, o diagnóstico de uma fratura de quadril é feito por um raio-X do quadril e do fêmur. Em alguns casos, é recomendada a ressonância magnética (RM), que consegue mostrar uma fratura oculta. 

Mas afinal, quando o paciente deve se submeter a uma cirurgia?

O principal objetivo da artroplastia de quadril, ou seja, a substituição da articulação por um modelo mecânico chamado prótese de quadril, é diminuir a dor da articulação e a incapacidade de realizar movimentos. Quando a dor é muito intensa, o indivíduo acaba evitando usar a articulação, provocando assim, a atrofia dos músculos que a movimentam.

Após a cirurgia, o paciente precisa tomar cuidado para que a prótese de quadril não saia do local. Dessa maneira, é fundamental: não cruzar as pernas, não dobrar a perna operada mais do que 90º, não girar a perna com a prótese para dentro ou para fora, não apoiar todo o peso do corpo na perna com a prótese e manter a perna com a prótese esticada, sempre que possível. As atividades básicas como deambulação e mobilização, no entanto, são recuperadas no dia posterior a cirurgia

Clínica Ortopedia Daniachi

A Clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. 

Nosso centro possui tratamentos de fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua consulta em Higienópolis e venha nos conhecer!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.