HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Você sabe o que é Lombalgia?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Muitas pessoas sofrem com dores na lombar, principalmente quando vão chegando a uma idade mais avançada. Imaginamos que você já tenha se deparado com alguma história a respeito de uma pessoa que “travou” a coluna e não conseguiu fazer sequer pequenos movimentos, não é mesmo? Esses episódios ou casos similares a esse são frequentes.

A dor na lombar

A dor na região lombar é chamada de lombalgia. As causas comuns da dor na lombar incluem:

  • Levantamento impróprio;
  • Má postura;
  • Atividades repetitivas;
  • Sedentarismo e falta de exercícios físicos regularmente;
  • Fratura, disco rompido ou artrite;
  • Má alimentação;
  • Problemas genéticos e pré-disposição pessoal.

A dor na lombar deve ser investigada o quanto antes, afinal, muitas pessoas que sofrem de lombalgia aguda acabam sendo afastadas do trabalho e círculo social. Adicionalmente, muitas pessoas evoluem para a lombalgia crônica, quando a “dor nas costas” persiste.

Tipos de lombalgia

Existem 2 tipos de lombalgia: aguda e crônica.

1) Lombalgia aguda

Além de ser a mais comum e durar até 05 semanas, a lombalgia aguda é observada mais em pessoas jovens, principalmente após a prática de um exercício físico de maneira errônea ou realizado com extremo esforço.

2) Lombalgia crônica

Geralmente permanece por aproximadamente 12 semanas e atinge mais pessoas acima de 35 anos. Pode haver inflamação concomitante dos nervos da região.

Tratamento para Lombalgia

O tratamento para lombalgia não é fácil e alguns casos podem necessitar de cirurgia. Enquanto a lombalgia aguda pode ser resolvida somente com repouso relativo e medicação, a crônica requer mudanças, muitas vezes profundas, nos hábitos de vida. Prática de atividade física é essencial. Atividades que promovam condicionamento muscular associado a aeróbicas são essenciais no tratamento. Além do mais, a melhora na alimentação e perda de peso excessivo por vezes é necessária. E tenha em mente que o tratamento dessa desafiadora condição não deve ser postergado e precisa ser conduzido multidisciplinarmente para atingir desfecho satisfatório.

Conheça a clínica Ortopedia Daniachi

Nossa clínica localizada em Higienópolis já cuida da saúde e do bem-estar dos nossos pacientes há mais de 40 anos. Nossos médicos são especializados em cirurgia de quadril, ortopedia e traumatologia. A clínica Ortopedia Daniachi ainda conta com consultas e tratamentos como RPG, acupuntura e fisioterapia.

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.