HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Prótese Total de Quadril

A prótese total de quadril, também conhecida como artroplastia total de quadril (ATQ), é uma cirurgia realizada por um ortopedista especialista em quadril e consiste na substituição da articulação por um modelo mecânico, que nada mais é do que uma prótese que reproduz a função articular, muito semelhante ao modelo biológico original. 

Sabemos que o quadril é uma articulação formada pelo encontro da cabeça do fêmur (osso da coxa) e o acetábulo (parte da bacia), estabilizados por um conjunto reforçado de ligamentos. Dito isso, vamos entender quando a ATQ está indicada. 

Quando a prótese total de quadril é indicada? 

A saber, o quadril é uma articulação formada pelo encontro da cabeça do fêmur (osso da coxa) e o acetábulo (parte da bacia), estabilizados por um conjunto reforçado de ligamentos. 

Antes de falarmos sobre quando a prótese total de quadril é indicada, precisamos entender que existem inúmeros fatores que levam uma pessoa a sentir dor no quadril. Entre eles podemos listar:

  • Osteoartrite: é um tipo de artrite que causa desgaste da cartilagem que amortece os ossos do quadril e está relacionado à idade. 
  • Artrite reumatoide: é uma doença autoimune que causa inflamação e espessamento da membrana sinovial, que pode lesionar a cartilagem, causando dores e rigidez.
  • Artrite pós-traumática: é a lesão da cartilagem que pode surgir após uma lesão ou fratura grave do quadril, causando dores e rigidez no quadril com o passar do tempo.
  • Necrose avascular: é quando há uma limitação da irrigação sanguínea da cabeça do fêmur causada por uma lesão no quadril, como um deslocamento ou uma fratura.

Dito isso, a prótese total de quadril é indicada quando o paciente possui algum tipo de doença no quadril, como as citadas acima, que resulte na incapacidade da articulação de realizar as atividades comuns do dia-a-dia. 

É possível dizer que o grande benefício desse procedimento é o alívio da dor e a recuperação das funções da articulação, ou seja, o paciente é capaz de voltar a realizar as atividades diárias de forma indolor.

Revisão de Prótese Total

Cuidados no pós-operatório da prótese total de quadril

Ao optar pela prótese total de quadril,  muitos são os cuidados recomendados pelo ortopedista especialista em quadril para acelerar a recuperação após a cirurgia. Abaixo listamos os principais deles para evitar algum tipo de complicação. São eles:

Ingestão de alimentos recomendados

A fim de acelerar a cicatrização dos tecidos, na fase de recuperação são recomendados alimentos de fácil digestão e ricos em proteína, como ovo e carnes, além de leite e seus derivados. 

Cuidados para que a prótese de quadril não desloque

Para evitar que a prótese de quadril se desloque e interfira na recuperação, é necessário:

  • Não cruzar as pernas;
  • Não dobrar a perna operada mais do que 90º;
  • Não girar a perna com a prótese para dentro ou para fora;
  • Não apoiar todo o peso do corpo na perna com a prótese.

Outros cuidados específicos

Durante o pós-operatório, é muito importante ter cuidado ao realizar algumas atividades do dia-a-dia para evitar dor e também que a prótese se desloque. Veja abaixo como proceder em casos como:

  • Para subir e descer da cama: para sentar, ainda de pé, é preciso encostar a perna boa na cama e sentar levando primeiro a perna boa para o meio da cama e depois, com ajuda das mãos, levar a perna operada, mantendo-a esticada. Já para levantar da cama, é necessário sair pelo lado da perna operada, mantendo o joelho da perna operada sempre esticado. 
  • Sentar no vaso sanitário: como a maioria dos vasos sanitários são baixos, após colocação de prótese de quadril é necessário colocar um assento elevado para que a perna operada não fique dobrada mais que 90º. 
  • Entrar no carro: o paciente deve estar no banco do passageiro e precisa encostar o andador na porta do carro já aberta, colocar os braços firmes no painel e no banco, sentar suavemente e trazer a perna operada para dentro do carro.
  • Tomar banho: o melhor a se fazer é colocar um banco de plástico que seja alto o suficiente para o paciente não ter que sentar completamente e nem ficar com a perna dobrada mais do que 90º.

Um outro ponto que vale a pena ressaltar é que para facilitar a recuperação é necessário cuidar bem da cicatriz. Para isso, o curativo deve ser mantido sempre limpo e seco. Normalmente, a retirada dos pontos é feita no hospital após 15 dias da artroplastia total de quadril.

A prótese de quadril pode sofrer desgaste?

Sim. Como o quadril é uma articulação pela qual passam inúmeras cargas durante as atividades da vida diária, a prótese também fica exposta a essas cargas e atritos, assim como a articulação do quadril já sofria antes da cirurgia. Sendo assim, a prótese tende a desgastar ao longo do tempo, independentemente do material que é feita.

Apesar de as próteses atuais serem feitas com a capacidade de durar longos anos, alguns fatores interferem na sua durabilidade, como o sobrepeso e o alto nível de atividade realizado pelo paciente.

Isso não significa que ele não deva realizar nenhum tipo de exercício físico, mas ele deve optar por aqueles que ofereçam baixo impacto, como é o caso da natação, caminhadas e hidroginástica.

Também é fundamental os acompanhamentos pós-operatórios, quando são realizados exames físicos e radiografias de controle que, se associadas a qualquer relato de sintomas anormais, podem guiar o médico para a realização de outra cirurgia do quadril, chamada revisão. 

Não deixe de procurar um ortopedista especialista em quadril caso sinta muita dor na região para que ele possa fazer um diagnóstico mais preciso sobre o seu caso. Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Daniel Daniachi.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.

Cuide do seu quadril

Agende uma consulta com um especialista!

AGENDE SUA CONSULTA

Blog e Artigos

artroplastia do quadril

No decorrer da vida é muito comum que algumas das articulações do nosso corpo fiquem bastante desgastadas.  Por isso, com o passar dos...

Basicamente, os ossos formam a estrutura que dá suporte aos tecidos moles do corpo e protegem os órgãos vitais, como o coração e cérebro. E o...

Pubalgia tem cura?

Antes de tudo, é importante saber que o púbis é o osso localizado na região inferior da pelve, fazendo parte do anel pélvico, que, por sua vez,...