6 exercícios para fortalecer o quadril
Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadrilPostado em: 27/05/2024
O quadril é uma das principais articulações de sustentação do peso do corpo, e é responsável por muitas atividades funcionais, como caminhar, correr, sentar ou subir e descer escadas. Mantendo essa articulação forte e com boa mobilidade, uma série de lesões por sobrecarga e desequilíbrios mecânicos podem ser evitadas, inclusive dores provocadas pelo envelhecimento natural.
Conheça 6 exercícios para fortalecer o quadril:
- Elevação Lateral da Perna: ativa o principal estabilizador do quadril – o glúteo médio. Este músculo é responsável por manter a articulação bem posicionada quando estamos em pé, andamos ou corremos.
- Elevação da Perna Reta (SLR): trabalha o músculo da frente do quadril. Responsável pela estabilização anterior e também estabilizador da coluna lombar.
- Adução de Quadril: exercício que ativa a musculatura que temos na parte interna da coxa. Estes músculos proporcionam estabilidade medial aos quadris.
- Queda da Pelve: fundamental para que o glúteo médio trabalhe com o apoio do corpo, simula o teste de Tredlemburg.
- Ponte: trabalha a mobilidade da coluna lombar, força muscular de alguns grupos como isquiostibiais, bem como glúteos e abdômen.
6. Ostra (concha): ativa os rotadores laterais do quadril.
Para começar a fazer exercícios físicos, busque sempre a orientação de um fisioterapeuta especializado.
Você precisa fortalecer o seu quadril? Consulte o Dr. Daniel Daniachi, especialista em cirurgia do quadril.
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Daniel DaniachiOrtopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril
Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036 | RQE:120008 Ortopedia e Traumatologia