HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Dor no quadril e Síndrome de Impacto Femoroacetabular

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Postado em: 16/07/2022

O quadril é a articulação formada pela união do osso femural com os ossos da bacia, sendo que a região onde essas estruturas se encontram é chamada de acetábulo. 

O acetábulo é revestido por cartilagem e tem como algumas de suas funções a manutenção da estabilidade articular, a proteção da pressão dentro da articulação e a absorção de impactos, entre outros papeis. 

Quando essa região sofre algum tipo de alteração, seja por questões no fêmur ou na bacia, são desencadeados vários desconfortos e complicações, incluindo dores no local. No conteúdo de hoje vamos explicar sobre a dor no quadril e a Síndrome do Impacto Femoroacetabular!

dor-no-quadril-e-sindrome-do-impacto-femoroacetabular

O que é a Síndrome do Impacto Femoroacetabular?

A Síndrome ocorre quando os ossos femurais ou da bacia sofrem algum tipo de alteração, o que prejudica o seu encaixe e gera impactos inadequados na cartilagem. Existem três tipos diferentes desse problema:

  • o CAME, caracterizado por alterações na cabeça e no colo do osso femoral, deixando-o com um formato arredondado que atinge de forma inadequada o encontro com a bacia:
  • o Pincer, no qual a bacia é que conta com proeminência dos ossos, mais uma vez interferindo no contato com o osso femoral;
  • o tipo Misto, no qual tanto o fêmur quanto  a bacia sofreram alterações.

Esses quadros podem ser causados por traumatismos agudos ou traumas de repetição, podendo ocorrer com a prática de atividades físicas, por exemplo, que exigem muita rotação e flexão do quadril. Alterações genéticas ou problemas na fase de crescimento também podem ocasioná-los, mas os sintomas costumam se manifestar já após a idade adulta. 

Qual a relação entre a Síndrome do Impacto Femoroacetabular e a dor no quadril?

A dor é um dos principais sintomas da Síndrome de Impacto Femoroacetabular. Ela pode aparecer na região da virilha, da coxa, dos glúteos e do quadril, se ampliando com movimentos como agachar, se levantar, cruzar as pernas ou se alongar. 

A Síndrome pode provocar inflamações e trazer grandes prejuízos para a movimentação, interferindo na qualidade de vida do paciente e na execução dos afazeres diários.

Como é o tratamento para a Síndrome do Impacto Femoroacetabular?

O tratamento inicial consiste em fisioterapia e no uso de medicações para tratar inflamações e aliviar a dor. É importante fortalecer o condicionamento físico e promover um estilo de vida saudável, evitando maiores complicações. Caso essas medidas não mostrem bons resultados, porém, é indicado realizar uma Videoartroscopia.

 Esse é um procedimento cirúrgico no qual o médico visa remodelar a estrutura dos ossos alterados,  adequando-a para o encaixe mais preciso no acetábulo.

 A técnica é minimamente invasiva e é efetuada com pequenas incisões na lateral do quadril. Também podem ser realizados enxertos, se necessário, para o tratamento das lesões. A Videoartroscopia pode ser uma importante aliada para o alívio da dor no local.

 Agora você conhece a relação entre a dor no quadril e a Síndrome do Impacto Femoroacetabular! Se sentir qualquer sintoma desse problema não deixe de agendar um horário com um profissional, pois quanto antes se iniciar o tratamento, mais simples ele será. Entre em contato conosco e marque sua consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta





    INFORMAÇÕES DO AUTOR:

    Dr. Daniel Daniachi

    Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

    Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
    Registro CRM-SP nº 117036 | RQE:120008 Ortopedia e Traumatologia