HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Qual a diferença entre quadril e bacia?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

É comum as pessoas confundirem a região do quadril com a bacia. E para que você entenda qual é a diferença entre eles, elaboramos o post de hoje. 

O quadril ou articulação coxo-femoral é formado pelos ossos da bacia (pelve) e pelo fêmur, que é o osso mais longo do corpo humano. O seu formato assemelha-se a uma esfera dentro de uma taça invertida. Neste caso, a esfera é a parte arredondada de cima do fêmur (cabeça femoral) e a taça na qual ela se encaixa é o acetábulo.

Entre o fêmur e o acetábulo existe uma camada de cartilagem que possibilita o movimento da articulação com pouco atrito. Além disso, alguns ligamentos compõem a cápsula articular, que mantém o conjunto firmemente unido. E abaixo da cápsula articular está a membrana sinovial, responsável pela lubrificação articular.

Toda essa estrutura é envolta por músculos que possuem fortes tendões e pequenas bolsas (ou bursas) interpostas entre eles possibilitam um melhor deslizamento entre as estruturas vizinhas. As inflamações destes tendões e bursas causam as tendinites e as bursites. 

O quadril possui basicamente três planos de movimento: lado-a-lado (abdução-adução), para frente e para trás (flexão-extensão) e rotações para dentro e para fora (interna-externa).

Dito isso, podemos concluir que o quadril proporciona movimento e estabilidade ao corpo, atuando de forma sincronizada durante a marcha com toda a musculatura dos membros inferiores, coluna e pelve.

Já a bacia ou pelve é a região que conecta a coluna lombar aos membros inferiores e é formada por 3 estruturas ósseas: hemipelve esquerda, hemipelve direita e sacrococcix. 

As fraturas da bacia ocorrem geralmente em acidentes de trânsito ou traumas de alta energia em pacientes jovens. E, quando não tratadas corretamente, podem causar sérias sequelas.  Algumas vezes, mesmo que corretamente tratadas, resultam em limitação para caminhar, dor crônica, disfunções urológicas, gastrointestinais, sexuais e psicológicas. 

Sendo assim, podemos dizer que a bacia faz parte da região do quadril e ambos estão ligados aos movimentos dos membros inferiores. 

Caso você sinta dor nessa região, não hesite em procurar um ortopedista especialista em traumatologia e cirurgia do quadril.

Esse é o caso do Dr. Daniel Daniachi, que atua há mais de 10 anos nessa área e hoje é Membro titular da Sociedade Brasileira de Quadril. Agende agora mesmo uma consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.