Cirurgia de prótese do quadril: saiba quanto tempo dura!
Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadrilPostado em: 10/07/2022
A cirurgia de prótese do quadril – também chamada de Artroplastia – é um procedimento muito indicado para pacientes com desgastes na cartilagem.
Ela promove a qualidade de vida e a autonomia dos indivíduos, eliminando as dores intensas e melhorando a mobilidade.
Trata-se da substituição do quadril por uma prótese mecânica, com a qual é possível realizar as mesmas tarefas e atividades do dia a dia. Continue sua leitura e saiba mais sobre os detalhes dessa operação, incluindo o seu tempo de duração!
Quando a cirurgia de prótese de quadril é necessária?
A substituição pela prótese não é o primeiro tratamento indicado pelos ortopedistas. Os problemas de quadril – como a artrite, a artrose, a necrose e as fraturas – são preferencialmente tratados com medicações, fisioterapia e operações que não envolvem a Artroplastia.
Afinal, esse é um procedimento mais complexo e que traz maiores desafios para o paciente, exigindo a adaptação ao uso desse material.
A prótese se mostra necessária quando as demais alternativas não foram suficientes, não proporcionando melhorias na qualidade de vida de forma satisfatória. Isso acontece quando o desgaste da cartilagem já está muito avançado ou quando a intensidade do trauma foi muito forte, por exemplo.
Como funcionam as etapas e o tempo da cirurgia?
Os preparativos se iniciam na fase pré-operatória, com a realização de exames clínicos e de avaliações para compreender o quadro do paciente. São avaliadas as condições do seu quadril e o seu estado de saúde geral, de modo a garantir sua segurança ao longo da operação.
O ortopedista fornecerá as primeiras orientações, informando quanto aos cuidados de antes e depois da cirurgia e combinando os detalhes – como a data e horário da internação.
A operação em si leva cerca de duas horas e meia, mas isso pode variar conforme as demandas do paciente e as particularidades de cada caso. A internação costuma durar dois dias aproximadamente, de modo que a fisioterapia e o processo de reabilitação já se iniciam no próprio hospital.
É fundamental que, após a alta, o paciente tenha ajuda em casa para se movimentar, se cuidar e realizar as atividades indispensáveis do dia a dia. É preciso continuar com as sessões de fisioterapia pelo tempo determinado e comparecer às consultas de acompanhamento com o ortopedista.
Para além disso, cuidados com a alimentação e com a limpeza da cicatriz também são essenciais– é com esse conjunto de fatores que se terá uma recuperação de sucesso e uma adaptação mais fácil.
O esperado é que se possa dirigir com cerca de quatro semanas após a operação. Os pacientes devem retomar pouco a pouco suas atividades físicas habituais, esperando-se voltar à rotina anterior depois de seis meses da Artroplastia.
Todas essas estimativas, porém, podem ser alteradas conforme o quadro do paciente sem significar necessariamente um problema. É importante escutar as orientações do profissional e respeitar o seu próprio tempo de reabilitação.
Agora você sabe quanto tempo dura uma cirurgia de prótese de quadril e como funciona a sua recuperação. Para mais informações – ou para avaliar seus sintomas – não deixe de marcar um horário com um especialista!
Preencha o formulário e agende sua consulta

INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Daniel DaniachiOrtopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril
Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036 | RQE:120008 Ortopedia e Traumatologia