HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Seg. a Sex. das 8h às 18h

Ortopedista especialista em quadril: quando devo marcar uma consulta?

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Em geral, a dor no quadril não é um sintoma grave e deve sumir com repouso, evitando exercícios de impacto, como correr ou subir escadas, por exemplo. Mas quando essa dor é forte ou insistente, é essencial procurar um ortopedista, pois pode ser sinal de um problema mais grave, como artrite, artrose ou bursite.

Uma região complexa, o quadril exige certos cuidados para evitar dores e até transtornos maiores. Essa estrutura é responsável por sustentar a base da coluna e ligar as pernas ao tronco. Dada esta função de encaixe, é natural que o quadril sofra com o impacto, além de problemas posturais.

São vários os fatores que podem causar dor e desconforto nessa região. É importante estar sempre atento aos sintomas e procurar um médico especialista para analisar o caso. Conheça as principais patologias que podem ocorrer no quadril:

Compressão do nervo ciático

Muitos problemas de coluna podem causar dores na região do quadril, sendo que o mais comum são as hérnias de disco e a compressão do nervo ciático, gerando sensação de queimação ou dificuldade de se movimentar.

É fundamental consultar um médico para fazer o diagnóstico se a causa é na coluna ou quadril, para tomar os medicamentos indicados e, dependendo da gravidade da dor, iniciar a fisioterapia. Quando não há melhora pode haver necessidade de uma intervenção cirúrgica.

Bursite no quadril

Quando a bursite no quadril se manifesta, ela causa dor profunda, afeta o meio da articulação e a parte lateral da coxa.  O exame mais indicado para detectar a doença é a ressonância magnética. Para um correto dianóstico, é muito importante ir ao médico para realizar exames físicos e complementares que possam evidenciar o quadro e iniciar o tratamento.

Artrite ou artrose

Em pessoas com mais de 60 anos, a dor no quadril, normalmente é sinal de artrite, artrose, causando aumento da dor ao andar, sentar ou fazer outras atividades que mobilizam a articulação do quadril.

É quando gasta a cartilagem na articulação do quadril. Inicialmente pode doer a região da coxa e do joelho, depois pode ter dor na virilha e na sequência a pessoa começa a perder o movimento de rodar e abrir a coxa.

Após passar por um especialista e iniciar o tratamento, outro ponto importante é fazer sessões de fisioterapia para reduzir a inflamação da articulação. Pode ser indicada também as cirurgias de substituição da articulação por uma prótese.

Tendinite

A tendinite causa inflamação dos tendões em torno do quadril, gerando dor durante a prática de exercícios físicos, caminhada ou corrida. Essa dor indica a presença de uma lesão no músculo ou tendinite, que aparece principalmente depois da academia. Pode desenvolver-se, no entanto, secundaria ao sedentarismo.

Está sentindo dor no quadril? Agende uma consulta com um especialista da Clínica Ortopedia Daniachi.

Clínica Ortopedia Daniachi

A Clínica Ortopedia Daniachi, em Higienópolis, conta com profissionais multidisciplinares especializados em ortopedia, traumatologia e cirurgia de quadril, prontos para te atender e devolver sua qualidade de vida. Nosso centro possui tratamentos de shiatsu, fisioterapia, pilates e, é claro, acupuntura, tudo para proporcionar bem-estar aos nossos pacientes. Marque sua acupuntura em Higienópolis e venha nos conhecer!

Preencha o formulário e agende sua consulta

loading...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Daniel Daniachi Ortopedista e Traumatologista especialista em cirurgia do quadril

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), possui residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela mesma instituição de ensino e subespecialização em Cirurgia do Quadril.
Registro CRM-SP nº 117036.